ZÉ DA HORA E MOÇA DE JUAZEIRO BAHIA.


No tempo em que tropeiros, viajavam do interior Dom Inocêncio, antes, São Raimundo Nonato, Piauí; aproximadamente 400km. Seu Gregorão do Moreira viajava com Zé Minervina, e Zé da Hora dois negros bons de serviço e corajosos, homens para toda parada. Até briga se precisasse.
Saíram de Moreira no mês de junho destino a Petrolina X Juazeiro. 
Faziam a travessia em balsas. Ano 1948. Passavam por Angical, Rosilho, Salãozinho, Oiteiro, Campo, Largo e Ouricuri até Petrolina. Quando chegaram em Petrolina venderam a mercadoria e foram a Juazeiro comprar outras coisas como: Sal, rapadura, café, tecido, etc.

Como era tempo de São João foram a um forró. Juazeiro era uma cidade pequena como Petrolina na época. Os cabras se danaram no samba, moças sempre gostaram de homens de fora, de outra região. Uma tal de Joana gostou de Zé da Hora provocando ciúme aos rapazes de Juazeiro. Seu Gregório viu que poderia sair morte, chamou Zé da Hora em um canto e o aconselhou a atravessar o rio e esperar em Petrolina.

Zé obedeceu, contudo, ficou com vontade de brigar com os baianos. Pensava ele: afinal Joana não era propriedade deles.
Voltaram a Moreira, mas Zé Da Hora nunca tirou Joana, uma cabocla bela, de seu pensamento, sempre escrevia ou mandava recados. Até o dia que soube que ela casou com outro.
Zé da Hora morreu com 104 anos em DF, com cabeça e sorriso de menino. Zé da Hora era dos negros da Barra do Bonito do mesmo município.

Disse, NHOZINHO XV.Resultado de imagem para moreira dom inocencio piauíResultado de imagem para Petrolina NO TEMPO DOS TROPEIROS

Mapa de Ouricuri, Casa Nova - BA, 47300-000 para Petrolina, PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?