ANANAIS C/ BURITI PIAUÍ FOI TROPEIRO.

Ananias marido de Nanú que tinha ônibus para São Paulo foi comerciantes e tropeiro com seus filhos para Oeiras, Picos e Floriano nas décadas 1950.Canto do Buriti Piauí. Certa vez me contou seu Zé Meneses, que em uma viagem para Picos aconteceu uma tragédia, que fez com que eles deixassem de viajar com tropas. Na dormida lugar desértico  noite escura. Um seu ajudante, de repente ficou doente, logo perdeu a visão. Quando foram investigar tinha um cascavel de guiso envelhecido, enrolado em um tronco do Imbuzeiro, pelo jeito foi quem mordeu Manoel. 
Ananias rezou, tropeiro sabe fazer muitas coisas, não  deu resultado a reza veio tarde.
O rapaz de nome Manoel Moura era das cabeceiras, mas como era bom de serviço seu Ananias Meneses, contratou para ajudante. Manoel não resistiu morreu pela manha. Ali mesmo foi enterrado debaixo de um pé de Imbuzeiro. Como era na ida para Picos, na volta fizeram uma visita missa de sétimo dia com apenas Ananias e Zé um menino. Mas valeu o que importa é a intenção e seriedade.

Seu Ananias estabeleceu-se, passando para caminhão e depois uma pequena empresa de ônibus para São Paulo. Levava os conterrâneos diretos para Sofunge onde trabalhavam 80% eram piauienses. A história de Ananias é semelhante os irmãos Cola do Espírito Santo. Camilo Cola foi tropeiro e soldado da FEB lutou na Itália. Depois criou o império da Itapemirim. 
Tropeiros muitos erram ricos, mas principalmente os nordestinos eram pobres com eu que viajava com meu tio Carlindo, padrinho Estevão e primos filhos de Nicolau e Temista.

Contei NHOZINHOXV.Resultado de imagem para canto do buriti como era no passado.
Resultado de imagem para canto do burito como era

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?