LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

Uns cinco homens, tropeiros de Simplício Mendes Piauí, de nomes Joaquim, João, José, Pedro e Marcos, viajavam para uma cidade do Pernambuco. Em uma noite enluarada estavam eles já arranchados após comer um resto de comida, quando passa lampião e seus capangas mortos de fome. O capitão pergunta aos tropeiros se não tinham nada para eles comer. O chefe da tropa seu João um, negro velho com sabência, diz ao lampião que pode fazer uma comida rápida e cozinha uma carne de sol com arroz para o bando.

Antes, porém, Marcos um dos tropeiros que era sanfoneiro de oito baixos tocou para os bandoleiros dançar entre se. Quando a comida estava pronta foram comer, mas um dos  cabras reclamou que a comida estava sem sal. Lampião que também achou sem sal a janta, mesmo assim entendeu ser pressa e medo do homem, por se tratar de lampião, fez justiça com seus pares. Pediu um quilo de sal ao tropeiro e fez o cabra comer todo sal para deixar de ser ingrato com quem foi tão bom com eles.

Lampião, também tocou sanfona e esta noite ninguém dormiu, beberam cachaça e divertiram-se.
O rei do cangaço era assim, podia fazer injustiça, mas também era justo em alguns casos.
Tropeiros eram uteis nos três séculos passados, foram mensageiros, delegados, resolviam casos de pequenas coisas e parteiros faziam partos.


Nhô Adão 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?