JOÃO COLA FOI TROPEIRO ESPIRITO SANTO.

Estado do Espírito Santo, no tempo que só havia tropas para transportar mercadoria do interior até Viçosa Minas Gerais. Pedro Cola italiano fazia viagens, com um de seus filhos João Cola e mais dois ajudantes. Santa Luzia Venda Nova, Conceição, Claudio Peixe, Colatina Vitória, Cachoeira do Itapemirim eram suas passagens ida e volta.
Carregava Café, arroz, feijão do interior para o comércio local. Pedro pai era comerciante conceituado. Camilo Cola, dono da Itapemirim, quando voltou da guerra na Itália comprou um caminhão  virando esse império no ramo do ônibus que conhecemos a Itapemirim.
João Cola era mais modesto, viveu a maior parte da vida viajando por estes lugares dos quais falei. Em estradas ruins na beira de serras. Certa vez, caiu uma mula carregada em um despenhadeiro, era pela boca da noite. O tropeiro ficou aflito, pois mula e mercadoria eram de seu pai, logo, teria de se explicar ao pai que era um home rigoroso na disciplina.
Mas quando João desceu ao vale para ver o que poderia fazer, se recuperava pelo menos a mercadoria, apareceram três homens como se saindo do mato. Ajudaram João a trazer a mula e carga para a parte de cima na estrada. O tropeiro ficou feliz e quando ameaçava pagar os homens, estes disseram que não queriam dinheiro. Na vida terrena, foram tropeiros e hoje ajudavam tropeiros em apuro. Eram enviados de Deus para ajudar tropeiros.

O tropeiro passava por situações inusitadas, assim foi com o irmão do dono da Itapemirim Espírito Santo.


Contou NHOZINHO XV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?