VIAGEM A SIMPLÍCIO MENDES PIAUÍ.


No ano de 1969 viajavam: Estevão Romão de Baixão dos Mendes, Raimundo Rocha Jatobazinho, Manoel Da Julia de Poção, Valú da Gameleira e Adão eu. Pegamos a Cal em Jatobazinho na Caeira de seu Raimundo e seguimos destino a Simplicio Mendes no mesmo Estrado Piauí.
Na parada do meio dia, sem São João do Piaui. Estávamos debaixo de um Cajueiro, com boa sombra descansando, nós e os animais; comemos um prato com carne feijão e arroz.
 Era essa nossa comida sempre, cozinhávamos meio dia, a sobra misturava com farinha para noite. Nesse meio tempo, apareceu um Senhor bem vestido, eu não o conhecia, só meus companheiros mais velhos, eu era menino. Era Sousa Soares, filho de Alvino Soares.
Que ia visitar o irmão Seu Vino de Poço do Rego. Ficou conversando conosco, sobre o município de São Raimundo Nonato, ele sabia que éramos de lá. Disse Sousa que dos municípios do Sudeste, São Raimundo Nonato, só igualava a Floriano em número de gente alfabetizada, pelo menos que assinava o nome. Depois seguiu viagem para Poço do Rego.
Fomos dormir na chapada ante de Santa Rita. De manhã comi um pedaço de rapadura, esse me deu uma fraqueza horrível. Fiquei fraco e corria suor. Tipo desmaio. Seu Raimundo fez um inguento com folhas de Alecrim. Foi aí que senti uma certa melhora.

Chegando à cidade vendemos a cal e fomos rezar na Igreja Sagrado Coração de Jesus. O tropeiro era muito católico e homem de fé. Compramos umas coisinhas, cada um de nós e retornamos. Quando passávamos na Baixa da Soledade, tinha um caminhãozinho virado com três bois. O motorista sozinho não podia levantar o carro. Pediu que ajudássemos, que era possível desvirá-lo. Paramos a tropa e todos conseguimos levantar o carro. O homem ficou tão contente que nos deu uns trocados.

Em poção deixamos Manoel, Jatobazinho Raimundo, eu e Valú seguimos para Gameleira, eu para São Pedro. Foi uma boa viagem. Com lições para mim, menino tropeiro.

NHOZINHO XV.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?