SEVERIANO, TROPEIRO PARTEIRO.

Dando seguimento à vida dos tropeiros, algumas considerações. Já falei de muitas cidades que foram formadas pelos tropeiros. Existe uma serra dos tropeiros e Minas Gerais e uma Avenida em Petrolina  Pernambuco. Outra coisa: o tropeiro era médico prático orientador espiritual, mecânico ferreiro, comunicador e violeiro, sanfoneiro.
De Lagoa dos Currais, Dom Inocêncio Piauí saíram Severiano Mendes e Pedro Marcos destino a Remanso Bahia. Segundo Pedro, quando passavam por Curral Novo pela tardinha, viram ogado vindo da fonte com a barriga cheia. Severiano fácil de chorar, e fazia por qualquer coisa. Olhando para trás, lembra-se da família, dispara:
— Severiano, ‘veio’ Pedro que dia nós passamos aqui de volta? Pergunta Severiano.
— Pedro, Severiano daqui a três semanas, informa Pedrão.
—  Severiano, ‘pois veio Pedro eu vou chorar...
Seguem viagem, já perto de Remanso dormem em uma cainha na beira da estrada. Lá pelas tantas, a mulher do homem da casa resolve dar luz a uma criança. O marido da parturiente era medroso, sem ação por ele a mulher morreria. Severiano filho da parteira, Josefa Avelino, aprendeu muitas coisas entre elas, fazer parto. Pegou o menino direitinho. Como à criança estava morrendo Severiano a batizou. Batizar e prender alguém em flagrante, qualquer pessoa pode fazer. Batizar, em nome do pai filho espírito santo. Prender. Em nome dá lei.
Chegaram a Remanso entregaram  as mercadorias carregando de volta. 24 dias de viagem.
O tropeiro encontrava desafios o tempo todo. Severiano e Pedro são exemplos do tropeiro piauiense. Século XX.

NHODÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?