MORTE DO TROPEIRO PAULISTA EM TRINDADE GOIÁS.

Seguindo contando um pouco da vida dos tropeiros e tropas. Tropa tem sentido de conjunto, pode ser tropa de Soldados, de Bois e de Burros. No nordeste tropas são só de animais de cargas. Posto isto, vejamos algumas curiosidades  dos tropeiros.

O condutor de tropas tanto era comerciante, quanto empregado, maioria deles vivia na estrada, sendo assim, não gostava de casar fixar em um lugar, preferiam viver viajando.
Muitas cidades no Brasil todo, foram povoadas pelos tropeiros exemplo: Sorocaba, São Paulo, Viamão-RS, feira de Santana Bahia, Feira do Crato- Ceará; feira de Caruaru-PE, feira de Campina Grande Paraíba, entre outras...

No Piauí, Oeiras, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato, também tinha feiras afamadas. Os tropeiros nordestinos eram mais pobres, que os do Sudeste, Centro-Oeste e do Sul. Tropeiro sulista era também sanfoneiro e violeiro por isso sempre deixavam mulheres apaixonadas por onde passavam.

Em uma viagem do tropeiro Toninho de São Paulo a Goiás ocorreu uma desgraça em uma festa de catira em Trindade Goiás. Seu companheiro Amâncio era um sujeito bonito e bom sanfoneiro tocava  modas apaixonada com uma voz afinada ; uma jovem goiana ficou ligada no paulista. 
Os rapazes do lugar mataram Amância por ciúmes. Toninho e mais dois tropeiros reagiram matando o cara que matou seu companheiro. Toninho deixou de tocar tropas para Goiás com medo de vingança. Ficou viajando só nos estados do sudeste sul e Argentina país vizinho.

O tropeiro foi pioneiro e contribuiu para o progresso e integração do Brasil dede o século ( XIII até XX). Dando lugar ao caminhão gigante.


NHODÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?