BRANCOS E NEGROS DANÇANDO.

La pelo ano de 1962, Jatobazinho Dom Inocêncio sudeste do Piauí.  Carlindo maroto,  Raimundo Temista,  João da Minervina e Cesário da Volta. Pegaram  a cal na Caeira de Emiliano, destino a Canto do Buriti Piauí. 

Quando passavam por São João do Piauí, Lagoa de Baixo, fazenda grande de seu Salomão e Luis Carvalho; onde Ricardo Mendes era vaqueiro. Este naquela noite fazia uma festa. No mês de Agosto. Convida os patrícios para participarem do forrobodó. 
Carlindo o mais velho dos tropeiros agradece ao amigo, mas fala que andava viajando e por este motivo não seria possível ficar na festa. Foram dormir perto de Capim Grosso, na linha telegráfica.

Após comer o que sobrou do almoço já deitados em suas redes, Cesário  rapaz namorador e sanfoneiro de oito baixos fala:
— Cesário, esta hora os negros estão no maior rela rela.
— João que era negro, sentiu-se ofendido por que só  os negros?
— João, e os “Blancos, tamém” desabafa Joãozinho.

Foi a maior risadaria de todos os companheiros. Chegaram a Canto do Buriti, venderam a cal compraram alguma coisa para volta.
 Viagem de um mês inda e volta de Jatobazinho a Canto do Buriti. Quando passavam por Tamboril outra festa. Nesta  eles resolveram participar. 
Cesário ajudou na animação tocando uma musica;  Madrugada triste que Zomi  Catarino tocava e cantava fazendo o maior sucesso em Salgado e Contador. O sanfoneiro tropeiro tinha uma voz afinada bem agradável. 

Uma moça de nome Rosinha ficou apaixonada pelo sanfoneiro viajante.  Porém, um tal de Amaro, era doido por Rosinha, partiu para briga com Casario. Foi preciso os companheiros intervir. Joãozinho o negro era muito bom de capoeira deu umas rasteiras no sujeito brigão, este ficou molinho da silva.

Enfim, fizeram boa viagem mesmo com estes ocorridos, sem gravidade ninguém morreu nem  matou. Tropeiros são assim: não tem medo de cara feio, se precisar briga na defesa de sua vida e honra.


NHODÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?