CARTA DO JOVEM AO VELHO APÓS 40 ANOS.

O jovem, escreve uma carta pelo modo antigo, para o velho em outro lugar do mundo.
Prezado velho,
Hoje, com muita saudade, resolvi escrever esta carta para lembrarmos o passado sofrido no interior piauiense. Velho, você saiu daqui para outro lugar no mundo e não mais deu notícias. Não sei se está bem ou já morreu. Aqui no sertão melhorou ninguém, mais passa fome como no seu tempo, que gente chegou a morrer de fome. Lembra da irmã de Marina do Jatobazinho? Sim, ela morreu de fome. Tempos duros aqueles. Você pegou pouco tempo ruim. Duas secas: 1958 tinha 4 anos, em 1970 tinha 15/16. Foi trabalhar na SUDENE comeu por lá e viu parte do mundo no meio de quatro mil candangos.
Logo saiu deixando só saudade e lembranças. Nunca mais voltou nem deu notícias. Se ainda estiver vivo me responda. Nossos amigos e parentes quase todos morrem. Só tem a nova geração que quando você saiu nasceram. Acho que já falei tudo, aguardo sua resposta.
Jovem sertanejo

Resposta do velho no mundo distante.
Meu caro jovem recebi sua carta, a qual, veio trazer saudade e notícias do sertão e do meu povo. Aqui onde sobrevivo. Digo sobrevivo porque pobre só muda de lugar, mas continua pobre. Hoje vivo mais ou menos bem, aprendi muitas coisas boas e ruins. Preferia minha inocência de sertanejo. Hoje vejo as coisas de forma pragmática, por isso, sofro muito. No mais foi bom, perdi ilusões em todos os campos da vida. Sei que tenho pouco tempo ode vida útil. Pois após 70 anos viramos um cavaco de gente. Veja Marcos Maciel político, pernambucano, com está com Alzheimer, apagamento progressivo e fatal.
Mesmo assim, valeu minha experiência de vida com meu jovem sertanejo do Piauí que tanto amo, mesmo estando em outra parte do mundo. Seja forte e sonhador meu jovem.


Abraço do velho piauiense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?