ALVINO SOARES O COMPLETO DO PIAUÍ.

Alvino Soares, de Altamira, Dom Inocêncio, Piaui. Era médico e advogado. Todos de forma prática. Mas respeitado. Alvino Soares, Júlio Dias, Curral Novo e Celerino Damasceno em Rosilho, do mesmo município; antes de Padre Lira, foram os homens mais inteligentes que nossa terra já teve. Eram reconhecidos até por gente da cidade, São Raimundo Nonato, Piauí.
Em Angical ocorreu uma briga entre os filhos de Sergio irmão do Pedrão e Adriano genro de Zé Lopes. Os filhos de Sergio, deram uma surra em Adriano, porque este acusava Messias, avó dos rapazes, de ter roubado uma porca. Messias mulher honesta, chorou e foi dar queira aos netos. Estes juntaram, uns três, foram dar uma surra em Adriano, que ficou molinho da silva.
Foram para em Alvino Soares. Delegado. Seu Alvino estava doente e não conseguia escrever. Teve como assistente, Corneio Oliveira de Moreira, que visitava Alvino. Cornélio foi o escrivão. Feito a oitiva, Alvino disse aos envolvidos, que iria levar o caso a São Raimundo Nonato. Eles conseguiram pensar, coisa difícil de ente estupida, mas combinaram que deviam resolver o caso ali mesmo. Quem apanhou ficou como estava e quem bateu prometeu não mais brigar surrar seu Adriano.
Seu Alvino daria um livro. Se não fosse alguns netos que procurei informação, vieram foi com ignorância. Marcos meu menino pródigo escritor, não pode fazer nada, além de um texto sobre Alvino Soares. Homem ilustre de nossa terra como falei. Este velho, quando menino leu uma carta escrita por Alvino. Tinha uma caligrafia belíssima português escorreito.

São estes os causos, que Nhô Adão lembra, de seu tempo de menino, no sertão do Piauí. 
Observação: Messias, de Angical, era tia avó de Nhô Adão.

NHÔ ADÃO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?