IRINEU MESTRE SEMPRE DE MOREIRA PIAUÍ.

Hoje quero falar de um homem nota dez. Irineu,  do Moreira Dom Inocêncio, Piauí. Ainda rapazinho 18 anos Irineu foi a São Paulo como muitos, nos anos 1950/60, trabalhou na Nitro Química, em São Miguel Paulista; onde sofreu um acidente queimando-lhe o rosto ficou todo deformado, mas sobreviveu. Irineu estudou o primário antigo em que o sujeito aprendia mesmo. Posso afirmar, que o primário de Irineu valia por alguns curros universitários de hoje. Irineu sabia ler, escrever e contar muito bem. Hoje vemos universitários e até gente do STF semianalfabetos. Quando voltou ao Piaui, Irineu passou a lecionar de forma particular. Ensinou os filhos de tio Plínio Ribeiro, de Poção no município Dom Inocêncio, Piauí e muita gente.

Certa vez Neusa irmã de Nhô Adão estuava com Irineu, na casa de Gonçalo em Pau D`arco. No final das aulas. Uns homens conversavam com Irinei sobre comida boa etc. 'Pulu' maroto, pergunta a Irineu qual a melhor comida. Pensando que o mestre fosse falar é: carne, arroz, cualhada, enfim, mas o educador, respondeu  que a melhor comida era aquela que achamos na hora da fome. Pedro Ferreira, homem infuente de Moreira, pediu a Irineu que escrevesse uma carta a Padre Lira agradecendo por um serviço feito para Moreira. Quando Padre Lira leu a carta, ficou admirado e quando voltou a Moreira quis saber quem teria escrita aquela carta. Pedro Ferreira falou com toda honestidade, foi Irineu, o única aqui, que sabe escrever. Padre Lira elogiou ao mestre Irineu.
Quando em 2009, Nhô Adão estive com este em São João do Piauí conversaram, sobre quem estudava depois de velho. Irineu deu mais uma aula: eu se pudesse estudar hoje, faria para não ser passado a perna pelos sabidos. Coisa mais inteligente! Que bom se muitos pensassem assim. 
Hoje, Irineu Pereira da Silva está velinho e doente em São João do Piaui.


Nhô Adão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?