VIVER SOLITÁRIO ENTRE MULTIDÕES.


Vez em quando vejo história de gente que foi famosa, que tem graduação superior e virou morador de rua, ou seja, mendigo. A um empresário do ramo telemarketing, um engenheiro da politécnica USP, um pedagogo formado pela USP. Que foram parar na rua por algum motivo. Há um ex-jogador da seleção brasileira que mandinga em Lisboa Portugal.
Mas o que me chamou atenção foi de gente que decide viver em profundo isolamento sejam em ilhas desertas, matos ou cavernas. O caso de Silêncio seu apelido esse foi mostrado pelo Fernando Gabeira no Globo News. “Silencio” vive em uma ilha deserta no RJ. Só vai à cidade quando precisa de alguma coisa. Outro vive nas encostas do Rio São Francisco em Xingó. Pesca e assim vai sobrevivendo na maior calmaria que a cidade pequena ou grande não proporcionava.
Tem um que construiu uma caverna e lá mora aqui no interior de são Paulo. Outro em MG vive no pé de uma serra planta e cria alguns animais como porcos e galinha, contudo, mora sozinha. Já Chico ou Joaquim se isolou em uma caverna do Quixadá Ceará. Essa planta também tem sua habitação bem arrumada e anda como roupa limpa e com pés descalços. Chico não sabe que dia, mês e ano está vivendo. Nunca tinha visto um celular.
Uma coisa é comum entre eles que vivem isolados: são organizados, mantém certa higiene e as pequenas coisas bem ajeitadas em cada lugar. Ali eles são donos de tudo, silêncio total e não tem gente para tirar seu sossego. Desses não teria coragem, mas dos que vivem viajando, os andarilhos, tenho um pouco de inveja. Como é bom viajar seja nas estradas da vida, ou por meio da imaginação... 
Eu ficaria em um lugar desse se tivesse tecnologia como fazem os norte-americanos que vivem isolados.

Eu só um pouco:
Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor

ADÃO NHOZINHO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?