QUINAU DO FIRMINO MAROTO PIAUÍ.


Sou apaixonado pelas palavras imagens. Quando eu era menino mesmo sem ter vontade de ler estudar, mas tinha uma vantagem sabia observar o que as pessoas falavam.
Algumas que lembro: como “deporeta, amedrontado, fugir, quinau”.
Deporeta foi uma mulher filha da Minervina de Jtobazinho, Dom Inocêncio Piauí, que falou com um menino atrevido. Amedrontado foi um senhor em Mata Pasto quando de uma morte. Fugir Foi Anália da Alexandria de Passagem, Dom Inocêncio Piauí. Anália falou de uma moça de Moreira filha de Gregorão que fugiu com um rapaz. Fiquei pensando o que diabo é fugir... Pensei em outra coisa.
Mas Quinau, que o primo Firmino do Nicolau falou achei o máximo, o que será que é quinau? Firmino falou isso porque Francisco do tio Cícero entrou em uma roda de São Gonçalo. O maroto deu um grande pulo e soltou: “o Francisco me passando quinau”! Vou entrar também na roda.
Deporeta não encontrei definição. Amedrontado é com medo. Fugir sair de fininho escondido. Quinau é correção de erro; corretivo, emenda, lição. Não sei onde ele ouviu isso.
Como a linguagem é dinâmica vale tudo até inventar palavras. Teve um ministro do Collor inventou imexível. Hoje é dicionarizada, mas antes dele não.
 “Rogério Magri inovou ao dizer que o Plano Collor era "imexível”, ou seja, que não poderia ser modificado ou desconsiderado

É ISSO, ADÃO NHOZINHO OBSEVADOR.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?