PRIMEIRA TROPEADA DE ADÃO DO PIAUÍ/BAHIA.

Como já contei como foi à última tropeada de Adão, vamos contar quando e como foi à primeira viagem de tropeirinho, de São Pedro, Dom Inocêncio Piauí, a Ouricuri –Bahia.
Ano 1962, Adão tinha 8 anos, foi a pé de Poção, Domo Inocêcio, a Ouricuri Bahia. Plínio Ribeiro era comerciante em Poção e suas mercadorias eram compradas em Petrolina-PE, trazidas no lombo de burros e jumentos. Aproximadamente uns 140km de distância.
Plínio levou o moleque para vigiar o rancho na ausência dos tropeiros. Plínio o dono da tropa, Inácio e Raimundo Patriarca e Adão. No segundo dia de viagem dormiram em Santa Rita, casa do Cicero Peba, Plinio manda Inácio voltar com uma jumenta que estava presa por Cicero. Contratou Anísio Gomes filho de Cicero. Adão nesta noite quase morre de tanto botar sangue pelo nariz. Isto por causa do sol quente do Piauí. Apesar de ser na época de chuvas.
Em Rosilho, fizeram para debaixo de um Juazeiro, lá ocorreu à primeira decepção do Gury. Raimundo Patriarca, que era o gerente da tropa, deixa uns moleques do Rosilho tirarem a calça de Adão, somente por maldade, imagine a vergonha que o pobre tropeirinho passou. Nesta mesma tarde levaram uma chuva, naquele tempo parece que chovia mais no Piauí. Estavam arranchados na casa de um senhor em Cansanção. O menino resolveu narrar como foi a chuva.
— Adão. “Noise só si moemu”... — Plínio fez uma psiuuuuuuuuuuu, que o pirralho quase desmaia, mas aguentou o tranco. Com mais dois dias chegaram a Ouricuri Bahia. Lá Adão ficava na casa, onde era parada de tropeiros e boiadeiros vindo do Piauí. Antes de Plínio ir a Petrolina, trouxe da única rua comercial, um pacotinho de bolacha doce para Adão este encheu os olhos d’água e saiu água da boca, mas logo a devorou. Nesta casa passava gente indo para São Paulo e um certo dia Adão gostou de ver e ouvi um sanfoneiro que viajava a Petrolina- São Paulo. No dia seguinte foi outra tristeza. Um ajudante de caminhão pergunta de onde o menino era, nasceu?
— Adão, sou de São Pedro. O gaiato do baiano caiu na risada.
 — Ajudante, então você é do céu? Adão ficou novamente com a pequena cara no chão de vergonha. Ainda no solo baiano, Adão foi pegar água em uma mina, com uma dorna barril de madeira, lá uns meninos cercaram Adão, coisa de menino que não passaram fome. Nesta o tropeirinho foi salvo por uma menina da mesma idade que Adão.
Mesmo assim, à criança tropeira ficava encantada, com os caminhões e Jipes que ia para Petrolina, Casa Nova-Bahia e Ponta da Serra Piauí. Ouricuri fica entre serras, dizem que lá hoje está tomada por violência como nas grandes cidades do país.
Enfim, Adão retornou a sua São Pedro no Piauí. Já com um pouco de decepções e aprendizados, à vida tem destas coisas, sim e não, bom e mau.


Nhodão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?