CORISCO COMO PROVA DE TRAIÇÃO AMOROSA.

Nos Rincões, do Piauí aconteceu muitas coisas interessantes, no meu tempo de tropeirinho. Lembrei-me de uma envolvendo o amor traição ou suspeita.
Em um lugar chamado Poço Fundo, morava um fazendeiro e comerciante. Este tinha um filho, rapaz bonito e muito namorador. Um Vitorino homem que vivia de fazenda, em fazenda, veio morar perto deste fazendeiro. O comerciante era bom vizinho, ele e sua família, o nome era trabalho. O novo vizinho tinha uma mulher um pouco bonita, mas judiada sofrida, pela pobreza.

Vitorino desconfiava, de que a mulher estava o traindo, com o filho de Fazendeiro. Certo dia resolveu apertá-la para ver se era verdade do que desconfiava.
— Vitorino, Severina você está me “traino” com o filho do vizinho?
— Severina, você está louco “ homi? Sou mulé séra”
 — Severina, tu “qué “que um corisco te parta? — Perguntou Vitorino.
— Severina riu... — Te  peguei! “Ocê mi traiu”.

No outro dia Vitorino vai tirar satisfação como seu vizinho fazendeiro. Minha mulher está saindo como seu filho. Perguntei se ela queria que um corisco partisse, ela riu. O vizinho deus uma bronca no homem que este saiu de mansinho. Se era corno ficou ainda mais envergonhado.
São coisas que aconteceram no meu sertão antigo. Hoje lá existe tecnologia, mas as mentes continuam pequenas.

Nhodão Lina






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?