DESOBRIGA EM JULHO QUE TEMPO BOM.


São Raimundo Nonato Piauí, antes era um município grande ia até Ponta da Serra divisa com à Bahia. Uma viagem de mais de mês batizando, cansando gente e uma missa uma vez por ano. O sertanejo alimentava o espirito, com as novenas e terços. Mas que rezam lá de seu jeito isso sim.
Saiam de São Raimundo uma missa em Baixão do Sitio, outra na antiga Barragem; outra em Poço do Angico, Tanque da Serra, em Moreira. Eram dois dias. Lagoa dos Currais, Salgado. Angical, Barra do Bonito, Rosilho, Salãozinho, Floresta e Ponta Serra Queimadas aí não lembro mais...
Acompanhavam o padre muito tropeiros, mascates que vendia de tudo. Pedintes, estes faziam uma cantoria penosa em agradecimento pelas esmolas. O sanfoneiro pai de Egídio Raposo, Manoel Bodeiro, fazia farra com os sanfoneiros das paradas. Era uma beleza mês dee julho. Em Salgado Adão Nhozinho foi batizado pelo padre Antônio, que o padre Claudio e Herculano têm informações diferentes. Um diz que padre Antônio era chileno o outro diz que era. Argentino ou coisa assim. Dizem que padre Antônio parecia índio e tinha medo de cachorro. Mas montava muito bem. Em tempos passados, todo mundo, deveria sabe montar; senão não andava nada.
Por falarem Padre Herculano, este me deve uma foto do padre, que me batizou. Espero Padre, o senhor me prometeu é como homem de Deus deve cumprir o combinado.

NHOZINHO XV.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?