ELOGIO FAZ O HOMEM TRABALHAR MAIS.

Em Porteiras Riacho Piauí, Dom Inocêncio Piauí, onde moravam Plácido maroto, Carlindo, os Góis e os Hermógenes. Quando eles eram homens moços, contudo, já casados; à vida era dura. Muitos serviços, como carregar ramo madeira, tinha de ser nas costas.

Deodato filho de Arcelino, era rico tinha gados e terras. Estavam, Carlindo, Marçal, Geraldo e Manoel Góis carregando ramos, para fazer uma cerca do riacho, esta era feita com ramos de Marmeleiro. Deodato dono do serviço falou: “homem é Manoel Góis, vejam que ele traz mais ramos que vocês”. O coitado quase se acaba cada vez aumentava sua carga. Gente boa seu Manoel morreu com mais de noventa anos.

Outra engraçada foi com Plácido. Carlindo e Geraldo Hermógenes, vinha de São Raimundo com uma tropa pequena de farinha, era inverno precisavam abastecer suas casas, pois quando, chovia o riacho Piauí fica mais de mês com cheias. Plácido estava cuidando para umas galinhas não comer um feijão. Mas quando os homenes jogaram a tropa na água, o mesmo falou: “agora vocês podem fazer a festa” Tia Dos Anjos, mulher do mesmo, não entendeu nada. Nem eu. Se era curiosidade, ou temor, de algo dar errado na travessia. Mas os homens eram bons andadores.

Me contaram eu conto mesmo.


Nhô Adão XV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?