MAROTOS OBJETIVOS, PRÁTICOS E VINGATIVOS.


Os marotos meu povo, tinham umas peculiaridades boas e ruins. Um tio que vou emitir seu nome era um homem prático e lógico em todos seus atos, não gostava de mentira e nem de falar da vida alheia. Esse maroto não perdia tempo com gente que só falava besteira. O sujeito ia a casa dele a procura de alguma coisa se pudesse ele servia, mas logo, mandava o cara embora sem falar isso diretamente. Falava o tio:
— Meu filho ou amigo, você já está servido, e nós temos nossas obrigações, então  imagino que você também tenho  o que fazer— até mais. Sem mandar mandou o outro embora. Já tio Jerônimo maroto também era boa pessoa, mas vingativo. Por duas vezes se vingou de Adão Nhozinho. E perguntava muito coisas insignificantes, como:
 —Fulano você sabe de quem era um rasto que desceu para o lado do Nogueira? Jerônimo como maioria dos marotos, tinha certo letramento lia e escrevia. Mas quando as vistas estavam ruins ele pedia para Julieta minha Irmã escrever, ele só ditava. Depois elogiava que a moça sabia interpretar a carta, ela colocava palavras que ele não falou, mas pensou.
Neuzona da comadre Rufina gostava de vestir coisas da moda, já quase esquecida na cidade. Antigamente as modas chegavam ao sertão atrasadas. “Tio Jerônimo viu Neuzona vestida em um ‘tubim” apertado no corpo e riu. Neuzona falou:
—Tio Jerônimo o senhor está rindo de mim?
Jerônimo:
— Não Neusa estou rindo é dos usos do mundo justificou. Mas era gente boa. Naquele tempo só havia no sertão ladrão de bode, mesmo assim, era coisa rara.

ADÃO NHOZINHO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?