ADEUS FORD DO BRASIL...


Lembro-me que quando eu era menino no sertão piauiense o cara tinha de aprender uma “leiturinha” para pelo menos fazer uma ficha na Sofunge Vila Anastácio, Sanbra Jaguaré com “N’,Bordon Frigorífico; Vila Anastácio, Cobrasma, Osasco e alguns mais de sorte  entravam na Ford Wilson do Brasil. Na Sofunge 90% era só de piauienses, bastava ser trabalhador. Alguns chegaram até cargos de chefia. Nanu de Canto do Buriti Piauí, e seu marido Ananias, os filhos o motorista voador Estevão Espiridião, fizeram muitas viagens para São Paulo com “piauizeiros” ”pioentos”.Eu também trabalhei lá mas pedi demissão era um “inferno”  onde eu trabalhava com fogo e poeira.
Na Ford o cara tinha de fazer a ficha ser um pouco alto, 1,80 de altura, forte e não muito feio. Quem ia para o ABCD entrava na Ford com mais facilidade e outras do ABCD. Mas em Osasco-SP era difícil eu tentei uma vez para servente de manutenção, mesmo assim não deu.
O peão que trabalhava na Ford entre outras firmas, ganhava até bem, contudo dava o couro com muito calor acidentes; lá o cara ganhava o pão, mas com muito suor. A Ford foi fundada por Henry Ford que foi mecânico nos EUA. Foi de lá que veio todo fordismo. 1914/18
Com o advento da 1ª Guerra Mundial paralisou-se a vinda de automóveis europeus para o Brasil, aumentando a procura por automóveis vindos dos EUA (principalmente do Modelo T).
Fico muito triste em saber que a Ford está encerrando suas atividades no Brasil-ABC, onde ela tinha acho, que uma das últimas fábricas.
Mas assim como livrarias estão fechando; as indústrias onde davam emprego, mesmo penoso para peão estão fechando. Adeus, DONA FORD. Vai deixar saudade...

ADÃO NHOZINHO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?