NEUZONA UMA FORTE, QUE CÍCERO AJUDOU A SER PROFESSORA NO PIAUÍ.



Uma mocinha  que sobrevivia do Caroá, Sisal da Caatinga, (Em São Pedro-Lagoa Dom Inocêncio Piauí). Neuzona.Tinha uma vontade de saber ler, e fora iniciada com sua mãe Prufina escrevendo no chão, tanto era sua pobreza material. Amor ela recebia muito. Neuzona na sua inocência dizia mãe: se eu aprender  como à  senhora já está bom. Prufina: falava minha filha eu  não sei de nada, mas você pode aprender muito mais. Vejam com são as coisas
Logo Neuzona já lia alguma coisinha.

 Em 1960, foi para uma escola particular, com o professor Teófilo dos Cavalvantes, homem sábio, poeta e bom contador de causos de Trancoso, que foi rico, mas morreu pobre. Neuzona e uns primos Eram alunos, Marido de Eva um menino de sei anos, fazia de conta que aprendia, mas como se diz no sertão, aprendeu alguma coisa, de oitica,ouvido  logo esqueceu. Zefinha prima e Raimundo ficavam cantando em forma musical (ABC e o BÁ BÉ-BÍ). Marido de Eva achava bonito. Mas nem ligava para  aprender, como Neuzona e Dusá que na medida do possível liam escrevia faziam contas.

Não há nada de pior um pai, mesmo no tempo antigo, um pai ver seus filhos crescendo sem saber e ler escrever um bilhete e fazer contas. Cícero Maroto, percebeu que Neuzona poderia ensinar seus filhos afinal, era muito inteligente como os filhos de Cícero, filhos. Combinaram e Neuzona passou a ser professora dos filhos de Cícero, Nicolau, Temista além dos irmãos. Os filhos de Cícero, inteligentes, ao ponto que  Neuzona  logo já aprendia com Raimundo alguma que o ensinou.  Raimundo do Cícero ajudava  neuzona ensinar  Raimundo Temista; um sujeito, rude no linguajar sertanejo. 

Neuzona queria estudar e foi ter com um dos melhores professores da região, Moreira, Irineu Silva, que ensinou muita gente por ai. Não contente, foi ainda Para São Raimundo Nonato só com a coragem, já costurava e muito bem, comeu o pão que o diabo amassou, porém, venceu metade da vida escolar. logo teve de casar porque era de regra foi para São Paulo produziu família, educando –os bem de  certa forma. Mas um sonho era fazer a tal ou  bendita faculdade: fez  (Moda x Artes) coisa que ela já dominava. Como é vocacionada, hoje continua professora. Graças ao talento e incentivo de tio Cícero Maroto  como ela.

                          


Nhô Adão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?