ALÍPIO OMAIOR SANFONEIRO DE JANUÁRIA MG.

Lagoa Januária Minas Gerais.

Nasceu Alípio Ferreira da Cruz entre muitos irmãos. Alípio, logo cedo aprendeu com seu padrinho irmão, a tocar sanfona de Oito Baixos e depois Sanfona Pianada de teclas. Ainda em Minas ensinou seus primos João Sereno e Cecílio tocar sanfona, dizia ele a troco de Banana e Rapadura. Certa vez ouvi dele o seguinte: as Banas e Rapaduras acabaram e eles os primos estão com o saber artístico tocar sanfona. Fizemos muitos forrós em São Miguel Paulista SP casamento de Cecílio, e no próprio casamento, em Francisco Morato SP, também tocou com seu Erasmo um solista de Piston.
E no Valo Verde  casa do Bastião tocou muito. Alípio tocava de ouvido, mas não perdia para sanfoneiro algum, chorinhos como: Escadaria, Tico Tico no Fubá, Brasileirinho todos ele solava com maestria. Fazia uns contrabaixos tocando Quarto Centenário de Mário Zan  de forma admirável.

No casamento de filhos de Sebastião seu primo e compadre Alípio era o tocador principal. Sempre  lembrava dos amigos de São Paulo Adãozinho Piauí e seu Artur um vizinho de Bastião. Não tinha inimigos, sempre sorrindo com seus olhos quase verdes, Alípio era um negrão forte musculoso e bonito.
Alipio era pedreiro, além de sanfoneiro, só tocava por prazer. Alipio desafiava Silvio Correia grande sanfoneiro de Januária  talvez não perdesse em nada. Sua maior parte da vida viveu em São Paulo Jd. Roberto Taboão da Serra SP.

Quanta saudade Alipio nos faz, mas tenho certeza de que, como foi uma boa pessoa, onde estiver continua feliz ao lado dos bons que partiram desta terra.  Este seu amigo Adão Piauí sempre lembrará do amigo nas coisas boas que vivemos juntos.


Adão Piauí

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?