PRUFINA MÃE DE NEUZONA E MAIS DEZ FLORES DO SERTÃO PIAUIENSE.


Dizem que o amor de mãe é semelhante ao amor de Deus. Mãe  ama o filho ao ponte de se for preciso morrer por ele. Seu filho é sempre o mais bonito, inteligente;  não tem defeitos pelo menos para ela mãe.
A mãe de Norina, (Vicência +), Dusá  (Eva +)  Nhô Adão, Tintina-luz, Hermílio, Mariá (Josefa +) e Genival  Barba de soldado. Prufina hoje com 92 anos gerou estes filhos sendo mais mulheres, quando chegou na quarta mulher fez promessa para vir um homem, veio  Nhô Adão e mais dois Hermílio e Genival Barba de Soldado. Deus logo levou Vicência, Eva e Josefa para seu meio.
Foi bom criar estas flores, às vezes teve problemas, mas o amor compensava. Norina logo começou a chamar mãe Dedé, Dusá etc. Foi bom sua alegria naquela casa em São Pedro Dom Inocêncio  Piauí. Norina tinha sorte para criar bode Neuzona não, como a maioria eram sem sorte para criar. Assim os bodes de Norina serviam de alimento para toda prole.
Neuzona como já  falei antes desenvolveu outra capacidade. Estudo e seu nome sempre foi trabalho, ainda hoje Dusá também tinha certa facilidade para estudo, mas um pouco preguiçosa, ainda bem que o que pega segura. Nhô Adão veio com amor e expectativa logo teria de ser o homem da casa como falava Zé do Plácido cunhado mais velho deste.
Nhô Adão cresceu robusto comia muito dizem que logo tive de tomar o leite em um garrafão! O menino foi curado quando criança parece que em tudo, suas criações não passavam de uma  duas no máximo. Nhô Adão ainda hoje é cobrado por uns, que o chamam de preguiçoso porque botou uma roça e não teve segundo estes, coragem de cercá-la. Não, o motivo foi outro. Tanto é quer ele tinha força que quase a derrubou em pouco tempo um dia.
Seu irmão Hermílio mais corajoso, pelo menos achou um machado e facção para cumprir esta tarefa, Hermíio  continua um forte. Nho Adão ficava com seus irmãos e primos para Dedé, Prufina e as moças irem as festas, Não morreu ninguém, isto com o mais velho no máximo 9 anos.
Foi bom Prufina ter suas meninas, que hoje cuidam dela, os homens ela conta pouco. No entanto, ela os ama da mesma forma. Não gosto destas datas comerciais, mas como Prufina ainda está entre nós fiz este meu relato. Parabéns: a mãe de Norina, (Vivencia +) neuzona, Dusá (Eva +) Nho Adão, Tintina-Luz, Hermílio, Mariá (Josefa +)e Genival Barba de Soldado.
Não gosto destas comemorações do comércio, no entanto, como a mãe destas crianças mais bonitas do mundo ainda vive conosco fiz este relato com a mais pura sensibilidade  e brincadeira que eles sabem bem como e porque.
Feliz mãe Prufina

Nho Adão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?