GABRIEL QUERUBINE UM HOMEM FANTÁSTICO.

Gabriel José de Sousa Querubine nasceu em Salgado Dom Inocêncio Piauí. Um homem feliz, folclorista cantador de rodas São Gonçalo ainda fazia Reizado.
Era contador de estórias difíceis de  acreditar. Contou que uma vez estava tocaiando uma Cotia e com um tiro só matou a Cotia no chão levantou o cano da espingarda matando três Jacus que estavam em cima de um Imbuzeiro. Quando olhou no chão escorria mel, era de uma Abelha Branca que foi atingida pelo tiro da espingarda bate buchas. Ajoelhou agradecendo a Deus ao juntar as mãos ainda pegou uma Nhambu que voava. Como seu cabelo era comprido, foi ensopado  com mel chegando em casa mediu deu dez litros.

Quando ia caçar Veado amarrava um Cachorro com as  perdas para cima para quando um cachorro cansar era só mudar de lado o Cachorro de cima corria, não tinha Veado que os Cahorros de  Gabriel não pegasse chegavam pegar três Veados por caçada.
Certa vez Gabriel pegou um Boi correndo a pé só foi difícil para derrubar o mestiço, conseguiu quando na carreira o Boi passou por um vereda ficando mais baixo, Gabriel aproveitou e derrubou o Boi erado, ( boi já com cinco anos ou mais).

Gabreil tinha um Jumento que apostava corridas com companheiros motados em Cavalos nunca perdeu uma corrida. Gabreil não era valentão, mas uma vez quatro soldados quiseram tomar sua peixeira na feira de São João do Piauí, Gabriel não aceitou entrou em luta corporal com os quatro agentes da lei. Só foi contido  quando chegou um batalhão vindo de Teresina Capital do Piauí.
Enfim, além das estórias  fantásticas Gabriel  brigava como um touro bravo.

* ( Veado é um mamífero da Caatinga; Jacu ave nordestina de carne saborosa. Vereda é uma baixa onde escorre água da chuva).

Nhodão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?