TUBURCIO UM GIGANTE MANSO NO PIAUÍ SÉCULO PASSADO

Estou  sempre falando dos homens de minha terra Dom Inocêncio Piauí.
Tiburcio filho de Honorato tinha muitos irmãos entre eles João Francisco, homens trabalhadores. Tiburcio segundo Plínio, um primo, era na época de moço rapaz, um leão na força física. Nas brincadeias lutas tipo como quem vai dançar agarrado ninguém derrabava Tiburcio em Poção. Casado com Francisca  uma prima do mesmo. Logo jovem anos 1950 e pouco,  trabalhou em serviços braçais, em São Paulo. Tiburcio era analfabeto. Mas sua força superava o não ter estudo naquele tempo. Em São Paulo colocou dentes dizem de ouro acho que não podeia ser ouro mas... ficava parecido com ciganos gente que tinha este hábito de usar dentes brilhantes. Tiburcio também quando voltava ao Piauí, além de trazer presentes para  Fransica mulher e filhos,  ainda vestia umas calças de casimira preta roupa da moda, que só pegava bem no frio do sudeste. Mesmo assim fazia sucesso no  Piauí.
Certa vez estava Tiburcio nas festas em Salgado no mesmo município Dom Inocêncio, ainda na igreja velha foi quando presenciou Anisio Camilo  de Olho D água, sendo humilhado por um homem dos Vieiras de Contador. Este pisava no pé do pobre Anísio que só gemia. Anisio  não era de briga e só reclamava. Tiburcio gostava de uma risada gargalhada mostrando os dentes de ouro (?) riu do assistia. O sujeito disse: que faria o mesmo com Tiburcio. Foi a pior coisa que o brigão fez.  Tiburcio  mandou experimentar, foi uma briga de touros Tiburcio desarmou o ‘valentão’ dando  tantas quedas que o sujeito ficou todo arrebentado.  Este cara só era homem junto com um primo que cantavam de galos.
Tiburcio fazia Cal uns acham, que morreu por causa de uma constipação,   quando  levou uma chuva com o sangue quente. Outros acham que foi macumba, eu fico com a primeira. No dia da morte de Tuburcio Nho Adão estava em Poção  indo ao velório com Ináncio Ribeiro. Este foi carregado por vizinhos até o cemitério de São Pedro. Uma corrida de homens bebendo cachaça e gritando, coisa de louco para alcançar um morto  transporaado em rede, por estes fortes sertanejos,  os que os acompanhavam  precisavam  correr muito.
Mais uma história de de nossa gente sertaneja esse  meu parente um pouco distante.
Nhoa Adão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?