LAMPIÃO AFINAL MORREU?


Quando vou meter a colher em um tema muito explorado por gente famosa, uso as palavras de Pero Vaz de Caminha, que escreveu ao rei de Portal, quando da invasão da ilha do Monte Pascoal, Vera Cruz, Brasil. Falando de certa forma com modéstia, que muitos já haviam escrito, mas ele como digamos, um repórter da esquadra, teria de também avisar ao rei do que viu e como viu.
Estive lendo ouvindo relatos sobre o cangaço, Lampião. Algumas coisas me chamaram atenção. De como o sertanejo via o cangaço e as volantes. O cangaço como já disseram é sem dúvida um fenômeno social, psicológico e antropológico. Essas ciências devem ter suas explicações. Antônio Amauri, um dos mais conceituados acha que as causas foram: injustiça, falta de cultura miséria a obrigação e as regras ditadas pela família, sociedade etc...Só discordo do Dr. Amaury falta de cultura ignorância. Isso não justifica as outras coisas e algo mais sim. Faz 81 anos do fim de Lampião, mas o cangaço só se modernizou. (Comando vermelho, PCC e Irmãos do Norte). Os cangaceiros viviam, nas caatingas passavam fome e sede. Hoje os líderes têm advogados, vivem em mansões e têm vida de milionário.
Mas sobre o cangaço, percebi que já naquele tempo, membros das volantes, macacos, que fazia o serviço sujo ajudavam Lampião; por baixo dos panos e exploravam os miseráveis. As mulheres, com exceção de Maria Bonita, entraram para o cangaço forçadas. Segundo Dadá e Sila era um horror! Correndo tendo de fazer “amor” em lugar impróprio e  parindo no meio do mato e logo ter de dar a criança. Lídia teve um final triste, foi quebrar  as regras do cangaço, por isso morreu no maior sofrimento.
Que Zé Rufino não era nada corajoso e o Coronel Bezzera estrategista, mas covarde, pois pegou os homens desprevenidos, senão o resultado seria outro. Os volantes eram mais cruéis com o povo que o bando de Lampião. Esse só fazia maldade quando traído. Dadá enfrentou Corisco quando ele cometeu uma injustiça matando inocentes pensando que seriam traidores. Dadá não deixou matar uma criança pegou no parabelo e o enfrentou.
Há Fake News de que Lampião não morreu em Angico e sim em Minas Gerais e bem velho. O mesmo já falaram com Tiradentes, que Jesus não existiu e outras coisitas. Como não tenho condição nem provas, sou preciso ficar com a versão oficial e dos estudiosos.
É isso, está ‘dizido’, como falou um meu patrício ‘anarfa’ do Piauí, em comício certa vez.

 ADÃO NHOZINHO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?