VARDIM SEM PAPAS NA LÍNGUA.

Vardim filho de Mamede que tem nome de muçulmano, era um sujeito com parafuso solto. Tinha uma resposta para tudo na bucha. Exemplo: Se alguém o chamasse de baixinho ele respondia que não era da conta de filha da puta. Ele era de Salgado, Dom Inocêncio, Piauí. Certa vez estávamos em Volta do Lalau eu bati em um pandeiro que ele iria fazer roda de São Gonçalo para quê. Mondou eu meter o dedo em algum lugar de minha mãe. Palavrão! Fiquei horrorizado. Mas confesso que procurei.
Raimundo Rocha, um negrão de Jatobazinho, não gostava que alguém o chamassem de Buguel. Vardim teve uma discussão com Raimundo na casa de Matias, foi tão violenta a briga, que Raimundo rasgou a manga da camisa de Vardim, este saiu ali onde é a igreja gritando bem alto. Buguel Buguel! Buguel! ...
Raimundo teve de engoli seu apelido. Ninguém parava Vardim quando soltava o verbo raivoso.
Outra vez foi em Gameleirinha do mesmo município. O dono da casa tinha apelido de Bangûe. Não sei porque na saida Vardim foi chamar o homem pelo apelido. Ninguém gosta de bullying, apelido alguma anormalidade. Vardim repetiu banguê até cansar. Depois Pitury e amigos o tiraram para assim deixar o senhor Banguê em paz.
Em São paulo foi a polícia tempo da ditadura miliar em Vila Anastácio. Pediram os documentos e como Vardim era trabalhador mandou que o mesmo se madurasse dali. Vardim respondeu na bucha: “me mandar por que? Não matei nem roubei”. O soldado ficou com cara de bobo.
Morei com Vardim em Vila Anastácio-SP. Era gente boa, mas desaforo ele não leva para casa como dizem. Morreu ainda jovem de Câncer de próstata.
Ainda em 2008 tivemos um papo gostoso na casa dele em Salgado. Nesse dia Vardim fez um reisado na casa de Pitury.
Quando lembro de personagens do meu tempo e que eram diferentes, gosto de contar. Alguns me chamam de Bobo como foi o caso Inácio Mendes, meu parente, mas não posso me calar. Quem sabe algo deve falar, se souber pôr no papel, sem medo de críticas.


NHOZINHO XV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?