QUASE VINGANÇA DO TROPEIRO.

Em Franca, interior paulista viviam João Paixão, Sinhá Maria e os filhos: Felício, Ângela e Januária. Depois apareceu um negrinho sem pai, que foi adotado pela familia como filho, Aparecido seu nome.
João era tropeiro com o filho Felício. Viajavam para Minas Gerais e Sorocaba no mesmo Estado. Sinhá Maria a mulher do tropeiro e as filhas Ângela e Januária viviam de costurar e cuidar da roça. Quando João não aguentou mais viajar passou a tropa para o filho Felício e aparecido o negrinho muito simpático, inteligente. Aprenderam a ler, escrever e contar com o professor Isaías. Seu pai dizia, que o tropeiro devia ser um homem, pelo menos prático e saber o mínimo necessário.
Como vizinho tinham a familia Fontoura fazendeiros e tropeiros ricos. Naquele tempo, quase todo mundo era tropeiro. Dava dinheiro e prestígio. Outro vizinho tropeiro e arrogante era Joel Cravo. Maria das Dores era filha dos Fontouras. Essa gostava de Felício que prosperou na vida tropeira era um rapaz bonito e boa pessoa, tratava os empregados como irmãos. Já Joel Cravo era o diabo em pessoa. Certa vez Felício não estava no rancho, ele deu uma surra em Aparecido que por cima estava com febre amarela!
Felício jurou que um dia se vingava dessa surra, por causa da surra, Aparecido terminou morrendo. Sinhá Maria sempre rezava pelo filho e pedia que não fizesse justiça com as próprias mãos, como dizia o evangelho. Felício ouvia, mas por dentro o coração fervia.
Maria das Dores gostava de Felício, todavia, seus pais a fizeram casar com Joel seu inimigo. Foi uma dor profunda. Felício nunca mais amou ninguém, Das Dores era seu amor eterno que não deu certo.
Felício ficou rico as irmãs continuaram solteiras os pais morreram.
Felício vinha de uma viagem de Minas Gerais com sua tropa, quando viu um carro de boi atolado, logo reconheceu Das Dores já com certa idade, ele nunca mais a tinha visto, aquela mulher linda. Joel marido de Das Dores andava pedindo socorro, Felício conversou um pouco com seu ex amor, mas o sangue fervia querendo vingança.
Quando Joel ia chegando o tropeiro levou a mão ao Revolver Smith wesson 38, mas nessa hora sua mão foi suspensa, não matou Joel, que na hora se borrou na calça. Na época falaram que foi a alma de Sinhá Maria que o livrou de virar um criminoso.
Suas irmãs ficaram velhinhas solteiras e cegas. Assim foi o fim de Felício, que morreu amando Das Dores, sem fazer besteira matar o opositor.
Este caso aconteceu no século XIX Em São Paulo, assim me contaram e reconto, do meu jeito de tropeiro que também fui e ainda sou.


NHOZIHO XV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?