quinta-feira, 18 de janeiro de 2018 SUMIÇO DE TROPEIROS MISTÉRIO!


No tempo das tropas, com já falei anteriormente, os comboieiros cruzavam os sertões seja no Sul, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste. Um velho tropeiro, viajava do Ceará ao Piauí, imagino que para Picos ou Oeiras. Uma viagem de um mês ida e volta, o tropeiro passava por lugares desertos, sem água ou moradia.
Havia uma casinha de beira de estrada que ocorria um mistério! Tropeiros que dormiam naquela parada sumiam sem deixar pista. Um senhor viajava com dois filhos um de 18 anos outro de 9 anos. Uma tropa pequena no máximo 15 animais, entre burros e jumentos.

Transportavam mercadorias vendiam e compravam. O homem fez uma parada pela noite nesse lugar, pois, ameaçava uma chuva. Mas como era um caboclo esperto, resolveu não dormir, para saber o que acontecia com tropeiros que sumiam.
Pois bem, os filhos gente jovem e confiando no pai, logo agarram no sono. Eles armaram as redes em uma latada, coisa comum no sertão, sempre o sertanejo faz uma latada na frente da casa.
Lá pelas tantas da noite,como a chuva não veio apareceu uma lua, o morador um negrão feio sem dentes, vinha devagar com uma foice aproximando da rede do tropeiro velho. Quando esse via, dava um escarro, tossia balançava na rede, como avisando de que não dormia. O negro afastava, mas tentou por muitas vezes não conseguindo sua maldade. Queria matar o tropeiro e filhos para roubar.

Quando o viajante chegou em um povoado onde tinha um delegado deu parte a esse que logo foi prender o bandido e nunca mais ele fez isso, matar tropeiros para roubar.
Roubar é tão velho quanto o homem nessa terra. Após esse episódio, acabou o mistério do sumiço de comboieiros, tropeiros, entre o Piauí e Ceará.
São coisas da vida sofrida do tropeiro no tempo das tropas.


NHOZINHO XV
DOS ÚLTIMOS TROPEIROS DO PIAUÍ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?