TRANSPORTE DE MORTOS E ENTERRO NO SERTÃO DO PIAUÍ ANTIGAMENTE.

No sertão piauiense (Dom Inocêncio Piauí) século, XX como era o enterro e como eram transportados os mortos. Siga-me neste texto, que vou tentar descrever.
Quando morria alguém, no sertão piauiense, saiam uns vizinhos avisando da morte e que fossem carregar o morto até o cemitério. Levavam-no, em rede, com um pau (varão) carregado por dois homens. Estes saiam gritando com umas pingas na barriga, em numa velocidade que era estranha! Não sei o mistério de tanta força destes homens, mas era de fazer medo tanta correira até o cemitério.
Lá chegando à cova já pronta enterravam sem caixão, de tanto pobre eram os defuntos daquele tempo.
Banitão um menino que morava perto de um cemitério, não perdia um enterro ficava observando o comportamento dos que choravam e esperava pela (missa de 7º Dia) uma festa para Bonitão e outros meninos. Bonitão chegava reclamar, com seus irmãos de que precisava alguém morrer, assim teria festa de comida. Ele fazia isto por inocência, quando morreu a avó do mesmo ele também chorou...
Hoje mesmo no sertão, os mortos são transportados em carros e todos em caixão. Bonitão mora no Sudeste, mas gostaria de ser enterrado sem caixão, para logo ser devorados pelos vermes. Louco Bonitão? Sei lá, mas têm umas ideias de Jerico (jumentos) dizem.
Para quem nunca morou e nem viu como eram as mortes e sepultamentos no sertão, está ai um relado verdadeiro de que presenciou muitos destes enterros e como eram carregados os defuntos no sertão antigo.


AdãodesousalinA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?