BRINCADEIRAS DO MENINO ADÃO PIAUÍ.

Adão me contou das brincadeiras inesquecíveis com sua avó Dede,  em São Pedro, Dom Inocêncio Piaui, zona rural. Raimundo Temista primo e João do Olho D` água. Dedé avó fazia uma lagoa onde os ricos fizeram uma cerca deixando os pobres de fora. Dedé já tinha ideia da desigualdade injustiça. Ensinava contar os dedos.
 Dedo mindinho, seu vizinho, maior de todos, indicador e mata piolho. Raimundo brincava de fazer um chiqueiro com um beco para uma cacimba. 
João do Olho D`água brincava atirando com arco de flecha. 
O menino Adão ficava encantado e nunca esqueceu destas brincadeiras. Também brincava de boneca com Dusá sua irmã mais velha quatro anos. 
Dusá botava nomes bonitos, das netas de tio Alvino Soares e por aí, as meninas de Adão eram Josefa e Teresa. Adão hoje pensa que quase virou veado. Homosessual.Hoje o velho tropeiro sem tropa fica triste em não poder voltar aquele tempo. E saber que estão acabando as brincadeiras de meninos. 
Hoje brincam de bandidos, mortes órgão e choro. Também cultura com os tocadores do pequeno, mas agradável pífaro do Nordeste. Uma pena
Por isso, Adão se pudesse faria com que pudéssemos voltar a terra batida e suas brincadeiras.


Nhodão Lina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?