QUE SAUDADE DAS PROFESSORAS CONCEIÇÃO E BETH BARBOSA DO PIAUÍ.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
terça-feira, 10 de março de 2015
Ano 1970 uma seca braba no sertão piauiense, São João do Piauí veio a SUDENE com o Exército tocar uma frente de serviço, para muita gente matar a fome. Adão um menino magro com 16 anos, também veio para este serviço quase não tinha força para o trabalho duro fazer estrada, onde hoje liga São Raimundo a Simplício Mendes Piauí BR-20.
Adão foi meio na força, pois sua mãe e um tio achavam que ele deveria ficar dando água um gado na Piranha, uma fonte mais próxima. Na SUDENE foi bom Adão conheceu outra realidade diferente da que vivia em seu São Pedro. A SUDENE resolveu abrir uma escola para os meninos da seca estudar, pois poderiam no futuro eles seguirem suas vidas. Adão só havia estudado com suas irmãs Neusa e Julieta, confessa que não tinha vontade de estudar, fazia por conselho de sua avó maria, esta fala: “ meu filho mulher não saber ler ainda vai , mas homem precisa ler e fazer contas”.
Adão ficou encantado com esta escola, com duas professoras da cidade, uma de nome Conceição do Paulo Cavalcante e Elisabeth Barbosa. Uma moça de sua idade, mas foi criada estando no tempo certo. Uma moça bonita, Adão sabia que sua relação com a mestra era somente no campo do saber. Ao voltar após 45 anos Adão foi a procurar destas professoras, Conceição já morreu,
Elisabeth Barbosa ainda vive, mora em Teresina. Adão conseguiu, por intermédio de Ana irmã de Beth, falar com a linda e ótima professora. Adão recorda quando era hora de cantar o hino do Piauí o coitado não sabia nada. Sua turma de bancada quatro meninos, era comportados, talvez por serem eles do interior.
Hoje Adão está velho, cronologicamente, mas sabe o valor que tem o estudo, sem esquecer da escola do mundo que ele teve muito bem. Que bom falar com Beth Barbosa.
AdãodesousalinA
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário