SEVERINA DO PIAUÍ SÉCULO XX

SEVERINA DO PIAUÍ SÉCULO XX

Vendo certas modas das mulheres de hoje, do tipo saia rasgada e pernas grossas, algumas com uma banha feia principalmente as mulheres paulistas, penso em Severina. Esta mulher era do Piauí  sertaneja, tempo em que uma mulher casava às vezes sem querer, e sim com quem seus pais desejassem.  Casava jovem e tinha muitos filhos com parteira muitas morriam no parto.
Severina era do começo do século passado (1903) Dom Inocêncio, antes São Raimundo Nonato Piauí. Casou com 14 anos  com um viúvo casamento feito por seus pais. Teve 9 filhos, com 27 anos ficou viúva. Naquele tempo no sertão, não havia a moleza de hoje, ajuda do governo. 
Severina teve de dar alguns dos filhos para não morrer de fome. Mesmo com sofrimento deu uma certa educação formal.  Não arrumou mais homem mesmo sendo jovem  e bonita, alguns homens deram em cima de Severina, mas ela não sei porque , não casou nem teve amor secreto.
Hoje esta mulher sofrida têm netos com formação superior e muitos bis netos acadêmicos, gente que viaja e fala mais de uma língua. Não sou crítico em estética feminina; esta é uma homenagem as Severinas do nordeste e porque não do Brasil.


OãdA AniL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?