ESTEVÃO TROPEIRO COMPETENTE.

Gosto muito de reviver o tema tropeiros, o que fui na juventude (?). Vou falar de um tropeiro diferente dos demais. Estevão Romão Ribeiro nasceu em Poção Dom Inocêncio sudeste do Piauí em 1922.Ele era mais novo que seu patrão Plínio só 6 anos, mas o chamava de tio Plínio. Estevão foi criado sem pai sendo alugado, como alguns jovens da época dificil, no Piauí. Casou com 15 anos, mas deu conta do recado, cumpriu com seu dever de homem responsável.

 Chegou ter sua tropa de jumentos, que andava de Oeiras Canto do Buriti, São João e São Raimundo Nonato. Contudo, Estevão se destacou sendo um gerente de Plínio um comerciante e fazendeiro de Poção seu tio como já falei. A tropa de Plínio chegou a ir até Petrolina, mas depois ficou só indo para Ouricuri Bahia. Estevão homem esperto e de toda confiança de Plínio. Chegava brigar com quem falasse mal de um amigo, como Plínio e outros , Estevão era camaradeiro como diziam no sertão. Quando ia chegando em São Pedro a última parada para chegar em Poção, de longe soltava um grito para o povo desta localidade ir aprontando a comida bóia.

Seus parceiros foram: José da Minervina, Domingos irmão de Minervina e Eusébio um criado de Plínio, ainda Raimundo filho de Plínio e Inácio. Após Plínio comprar um caminhão acabou esta lida tropeira muito cansativa. Esta é uma história de um tropeiro valente, mas só na luta de tocar animais; amigo filel que dava conta de ouro em pó. ( Estevão era e é, padrinho deste, hoje tropeiro sem tropa)

AdãodesousalinA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?