SIRIEMA SOLIDÁRIA DO PIAUÍ

Meus amigos do facebook e parentes vou contar-lhes uma cena que presenciei no Piauí. Caldeirão zona ruaral de Dom Inocêncio. Pois bem, Luzia do Antonio Barbadinho, uma mulher sozinha, a não ser seus bichos domésticos e uma selvagem. Digo uma, porque em seu nome o que muda é o artigo: (a) Siriema fêmea e macho. Posto isto, vamos à informação fantástica.
Luzia me recebeu em casa para um bate papo informal, foi quando observei uma Siriema no terreiro com as Galhinhas e outros animais. Fui ver se minha vista estava certa sim, era uma Siriema. Conversando com dona Luzia, ela foi me dizendo as proezas desta ave selvagem.
A Siriema anda atrás da mesma para toda vizinhança, e pela manhã canta como é de sua origem, aí que vem o ponto máximo, o terreiro fica cheio de outras de sua espécie. Comem com ela e depois vão embora para o mato.
Já ouvi contar um causo de um papagaio, que após ser domesticado, fora embora para o mato e lá ensinou os parceiros a rezar o terço! Parece mentira, mas assim me contaram.
Fiquei encantado com esta ave solidária e com gestos humanos.

OãdA AniL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?