BELTRANO CONFUSO COM O PROGRESSO FALSO NO SERTÃO.

Com a seca em dez e dez anos muitos nordestinos tiveram de migrar como faz a Asa Branca, pomba do sertão. Beltrano era um destes retirantes do Piauí sertão. Este rapaz namorava Rosinha, uma linda sertaneja que vestia chita, mesmo assim era bela. Prometeu casar no inverno se chovesse no sertão. Ficou morrendo de saudade em São Paulo trabalhando na construção civil, mas com esperança de logo voltar. Passaram 10 anos até chegar este dia feliz.
Beltrano chegou em seu lugar chamado Lagoa Seca. Antes só havia gado e bodes, hoje é lugar de um forró. Bel como chamavam os ítimos, ficou contente em ver seu sertão mudado, com carros, eletrificação rural, sendo possível assistir TV em pleno sertão. Mas Bel percebeu que sua gente não havia mudado nada, quanto ao modo de pensar. Ainda acreditavam em macumba, e no lado moral era a maior devassidão mulher séria quase não havia mais.
Bel se perguntava: “ por que só mudam nas coisas ruins da tal modernidade, e continuam pensando pequeno”? Beltrano ficou triste com o que viu, ele considera o progresso um bem, no entanto, que as cabeças também mudem.


OãdA AniL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?