TROPEIROS ESCRITORES, POLÍTICOS E HOMENS SIMPLES.


William Palha Dias Caracol, Piaui  tropeiro ajudante  Zé da Hora, Miguel Valente e Ananias Canto do Buriti e Gabriel de Boa vista, Dom Inocêncio Piauí, esse ajudante tropeiro dos Homens de Canto do Buriti Piauí. Juntaram a Câmara Cascudo, Catulo da Paixão Cearense,  Jacinto Silva e Luis Gonzaga. Em, Minas encontraram com Guimarães Rosa e Tiradentes que foram tropeiros. Bahia com Jorge Amado, Espirito Santo  João, Cola irmão de, Camilo da Itapemirim.
No Vale do Paraíba juntaram-se a Monteiro Lobato seguiram para o Sul. Onde Encontraram Pedro Raimundo sanfoneiro e Érico Veríssimo escritor. São Paulo quem entrou na tropeada famosa, foi Raul Torres. Voltando ao passado foram também, Cecília Meireles e Chiquinha Gonzaga, não é a irmã de Luis Gonzaga.
Saíram pelas feiras do Brasil vendendo livros : Oeiras Piaui, Crato e Campinas Grande, Petrolina X Juazeiro Feira de Santana. Colatina Espirito Santo ; Sorocaba São Paulo Lorena, São  Paulo e Viamão RS. Caíram na tocaia grande no sertão veredas, cidades mortas e mundo, sem fim. Tiradentes sempre plantava uma semente da revolta. Os músicos faziam festas cantado  e tocando músicas de tropeiros, enfim, foi  maior tropeada do Brasil. Quem cantou essa história a Nhozinho xv. Foi tio Gabriel Querubini de Boa Vista Salgado, Dom Inocêncio  Piauí.
Ainda fizeram parte da comitiva Edgard de Sousa e o mexicano Jesus Ramos. Esse cantou: O Tropeiro.

“Eu sou tropeiro e adoro essa vida
A gente vai para onde quiser
Não tenho amores, querência nenhuma
Eu nunca me prendo por uma mulher
Que liberdade um pingo de raça
Essa é a vida que sempre eu quis
Levando a tropa eu vou pelo mundo
Vagando e cantando sou muito feliz

Muitas mulheres bonitas me querem
Muitas promessas de amor recebi
Mas meu destino é vagar pelo mundo
Sempre cantando sou muito feliz

É isso aí amigo, não tenho culpa se nasci
Com o destino de viver tropeando por este
Mundo de Deus

Quando sozinho eu cruzo as campinas
Ou quando estou nos confins do sertão
Tenho saudade de uma linda china que
Ficou pra sempre em meu coração

Muitas mulheres bonitas me querem
Muitas promessas de amor recebi
Mas meu destino é vagar pelo mundo
Sempre cantando sou muito feliz

É isso aí amigo, não tenho culpa se nasci
Com o destino de viver tropeando por este
Mundo de Deus.”

NHOZINHO XV.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?