TOCANTINS, ONÇA ADOTA CRIANÇA DA MÃE MORTA.


Nos anos 1889 uma grande tropas de burros e jumentos saíram do riacho Piaui, até Paraíso Goiás norte, hoje Tocantins. Eram: Zacarias um negro que formou  o povo de Jatobazinho. Pedro da Boa Vista, também um negro velho, que ainda foi escrevo. Canela da Gameleira, Marcolino Maroto, Arcino pai de Gabriel de quem tanto falo. E um Major fazendeiro dos Assis Água Verde, Dom Inocêncio Piauí. Esses majores e coronéis não eram militares.
Foi uma viagem longa até Goias Paraíso  lá venderiam os animais e trariam gado de volta. Quando passavam na Serra dos Mangabeiras, houve um caso estranho. Como estavam perto da parada final tiveram de pousar uns dias, para melhorar os animais; pois estavam magros.
Uma burra sumiu e eles tiveram de entrar na mata pé da serra onde ouviam urros de Onça pintada. Zacarias e Pedro da Boa Vista encontraram uma mulher morta que se perdeu no mato com um bebê de colo, esse ainda mamou na mãe morta. Eles viram uma enorme onça pintada dando de mamar um filhote e o bebê da mulher que estava há dias morta. A Onça ficou vigiando, não deixava urubus comer a mulher, nem outras onças. Acham que foi o instinto maternal que fez a Pintada amamentar o neném.
Pegarem o cadáver e enterram ali na estrada, pois, não sabiam nome nem família. Na volta ficaram sabendo que fazia um mês que Olinda tinha sumido, acharam que teria sido comida pelas onças, mas a felina não deixou a defunta neném ser comida e ainda amamentava o bebê e seu filhote.
Ninguém sabe até quando ela faria isso com a criança. Gabriel contava essa história esquisita.

NHOZINHO XV.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?