DONANA PIO IX PIAUÍ/SP


Donana Borges interior de PIO IX divisa do Piauí como o Ceara. Naquele lugar uma das partes mais secas do Nordeste, viviam Donana e Manoel Borges e mais 10 filhos sendo Celso o mais velho. Vida dura, seca sempre seca. Certo dia Mané Borges resolveu ir a São Paulo ver se conseguia um “dinheirinho”. Foi chegando a São Paulo, sem conhecer nada e analfabeto, imaginem como sofriam esses nordestinos no Sudeste. Mané, ainda mandou cartas escritas por algum patrício, que saia lê. Mas de repente parou de escrever e mandar dinheiro. Donana sempre perguntava quando alguém chegava de São Paulo se não teria visto Manoel Borges e nada.
O filho Celso resolveu ir atrás do pai, também sem estudo do mínimo que podemos dizer. Também como o pai por pouco tempo mandou carta e dinheiro, mas logo silenciou. Mais um martirío para dona Donona como era conhecida. Toda noite, antes de dormir, ela rezava para os dois que sabia que não fizeram isso de se calar, por querer deviam ter um motivo que ela desconhecia. Já com 87 anos sabia que logo chegaria à morte. Resolveu sem os filhos saber viajar para São Paulo sem dinheiro e sem conhecer ninguém como seria a cidade de são Paulo.
Quando desceu na antiga Rodoviária Júlio Prestes, hoje Cravolândia, ela desce do ônibus e ficou parada olhando tanta gente e sem rumo. Mas como Deus sempre ajuda os humildes, ela encontrou a pessoa certa no lugar certo. Donana fala com um senhor de meia idade bem vestido. Era Dr. Gilberto Lemos advogado respeitado. Dr. Gilberto ouviu à história daquela pobre senhora e se comoveu. A levou para a casa dele e cuidou de saber o paradeiro de Manoel. Por meio de cartório, soube que ele morreu atropelado. Agora faltava Celso. Esse morreu em acidente de obra era comum, naquele tempo por falta de segurança, mas ainda ocorre.
Dona Donana volta ao Piaui aliviada de saber o motivo do sumiço do marido e do filho respondeu ao Dr. Gilberto que agora morreria descansada. Voltou a PIOIX Piauí. Como tinha pouco recurso só mandou uma carta e uma tapióca a massa para o Dr. que ficou ainda mais comovido com Dona Donana. Dr. Gilberto ficou trocando carta com ela até que um dia também se calou. Uma filha dela falou que nos últimos suspiros ela fala de Dr. Gilberto o anjo bom que Deus colocou em seu caminho na Rodoviária Júlio Prestes em 1966. Ele quem deu a passagem de volta ao Piaui.

Coisas que o povo conta, NHOZINHO XV.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?