VEREDAS DE MEU RINCÃO PIAUÍ.



Hoje vou falar das veredas, de meu rincão onde nasci e vivi por 18 anos. Lagoa São Pedro, Dom Inocencio Piauí. Roçado do Tito Américo: vereda do Riachão vai até o meio da chapada. Vereda do Mariano Grande, perto da Barra Do Teodoro. Ainda no Riacho Grande, vereda Grande Jatobazinho que se junta com vereda do Tanquinho. Vereda da Mariana. Oitizeiro do Zé Grande. Vereda do Grossos lado da estrada L lagoa dos Currais a Dom Inocêncio Piauí, vereda do minador, vereda da borracha.

Vereda do Nogueira ia do riacho à chapada do “Triadim”. Vereda do Gonçalo mais na frente, perto do poço Gangorra. Subindo o Baixão do Alvino. Vereda do Baixão roça de Plinio, vereda do Casé e vereda do Zé Grande que deságua no tanque no do Alvino. Subindo para onde nasci São Pedro. No Riacho Itacotiara só lembro de duas famosos as veredas. Vereda do Titor, Santo Onofre e vereda do Lambedor perto de Caldeirão.

Vereda da mangueira, vereda do “mixador”, vereda de pegar água; vereda da finada Josefa. Vereda da Salina, vereda do juazeiro. Vereada da Bota sela, vereda do Mulungu, vereda do Caniço. Vereda da Volta. Voltando para riacho grande vizinho do meu riacho. Vereda da Canoa que vai até lagoa dos Currais. Vereda do Carro em Poção muito famosa e vereda da Cobra.
Vereda segundo dicionários: é um atalho. 

Pode ser. Mas sei que é uma perninha de riacho rio etc. Uma levada mais baixa por onde correm as águas.


Nhô Adão XV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?