RIACHOS PIAUÍ E CANINDÉ + MONGE VELHO.

Riacho Piaui, Itacotiara, Riacho Grande, São Romão, São Lourenço.
Riacho Piauí nasce em Caracol e vai juntando com outros inclusive o grande riacho São Loureço que vai até divisa com a Bahia. Riacho Grande que vai para Dom Inocencio também chega a divisa com Bahia. Como Itacotiara. São Romão chega perto de Pernambuco mas nasce no Piauí. 
Quando passa de São João do Piaui até por Nazaré e Flores este riacho, fica estreito, fazendo com que muita água forme um lençol freático. Para chegar ao Rio Parnaíba tinha de chegar com moral. Por isso, junta-se com o Rio Canindé, desaguando em Amarante já fui lá comprovar. Eu que conheço as nascentes pelo menos dos riachos: Itacotiara, Riacho Grande e São Loureço fiquei fascinado. Ver onde minhas águas se juntavam ao Monge Velho Paranaíba.

Lendo um livro sobre o Piauí bem antigo, soube que em são Miguel do Fidalgo tem uma lagoa que suas águas fazem um pantanal e não desaguam para riacho e rio Parnaíba. Como também existe um braço de mar morto do Ceará para Simplicio Mendes.
Coisa que só acontecem com nosso Piauí. Se tem uma coisa que gostaria era de conhecer todo Estado do Piaui de (sul a norte de leste oeste). Mal conheci o litoral e o Rio Parnaíba. No mais me contento em ler tudo sobre o Piauí. 

Soube eu que no mapa antigo do Brasil mostrava um Piauí sem saída para o mar. Coisa que veio ocorrer com a troca de Crateús Ceará Com Luis Correia Parnaíba, assim temos 65km de praia.


Nhô Adão XV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?