MINHA LAGOA MAIS BELA DO PIAUÍ.

Lista de lagoas do Piauí, Brasil.





Lagoas, Serras e Rios são fontes para poetas e compositores. Como vemos estas são as lagoas mais famosas do Piaui. Conhecei duas: Lagoa do Pavussu e lagoa do Boqueirãozinho em São João do Piauí. Lagoa do Boqueirãozinho foi formada de um lugar onde gados espojavam.
Lagoa Parnaguá, à maior do Piaui fica no Sul do Estado, está lagoa também nasceu do nada e virou lenda. Uma moça envergonhada, por perder o namorado e assim ficar falda puta; jogou um filhinho na água. Uma Sereia ser imaginário, ficou enraivecida e fez a lagoa crescer. Contam que aparece uma criança pela manhã, meio dia um homem, pela noite um velho de barba ruiva...
Em São Raimundo Nonato tem a Lagoa Azul muito linda para fotos. Surgiu de escavações de brita. Ainda não sabem o porquê de a água ser azul.
Na região em que nasci tinham umas lagoas que logo secavam, mas continuavam lagoas. Lagoa seca, lagoa da Manda saia, lagoa do Arroz; lagoa do Ângelo e minha lagoa do São Pedro, Dom Inocencio Piauí. Em minha lagoa eu e meus irmãos brincávamos, fazíamos cerâmica e dançávamos forró em um forno de Olaria.
Assim, como Carlos Drumond de Andrade gostava mais de sua lagoa que do mar, eu também amo minha lagoa, quando lá vou choro e relembro àquele tempo bom inocente, mas de certa forma feliz. LAGOA

Eu não vi o mar.
Não sei se o mar é bonito,
não sei se ele é bravo.
O mar não me importa.

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
lagoa
Eu vi a lagoa.
A lagoa, sim.
A lagoa é grande
E calma também.

Na chuva de cores
da tarde que explode
a lagoa brilha
a lagoa se pinta
de todas as cores.
Eu não vi o mar.Eu vi a lagoa...


Nhô Adão XV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?