MULHER ENSINA O AMOR AO BRUTO.

  MULHER ENSINA O AMOR AO BRUTO.



Em Goiás ano 1954 ocorreu um fato que nos ensina alguma coisa sobre orgulho ignorância.
Breno Bento fazendeiro criador de gado nelore. Teve quatros filhos, sendo a caçula moda menina, de nome Maria Lídia. O ricaço dizia estufando o peito que só gostava dos filhos do sexo masculino, e que mulher não servia para nada além de parir. Nunca seria patrão e que ninguém iria respeitar uma mulher no comando de negócios. 
O tempo passou Maria Lídia só recebia desprezo, seu consolo era chorar escondido. Quando fez 12 anos enfrentou os pais desabafou. “Meu pai sei que o senhor nunca gostou de mim, nem me beijou, sou um estorvo em sua vida, por isso vou embora desta fazendo deixando o senhor com seus filhos do coração” Breno ouviu tudo e confirmou, que realmente mulher não servia para coisa boa, cuidar de gado e dirigir trator. “Por mim pode seguir a estrada e nunca mais voltar”.

Foi o que Maria Lídia fez pegou uma sacola com suas roupas e disse adeus: nunca mais souberam dela, onde estava o que fazia. Maria ficou no Estado de Minas  gerais, mas seguia os passos dos pais e dos irmãos sabia de tudo que ocorria entre eles.
Enquanto Breno Bento amargava só fraco. Filhos gastando tudo se drogando. Ele tirava-os da cadeia eles voltavam. O fazendeiro ficou endividado, ao ponto de ter de vender a Fazenda Anaconda, sua paixão. Pediu ao comprador que vendia a fazenda, contudo, queria ficar como empregado e morrer ali onde ele construiu tudo com muito trabalho, mas os filhos acabaram com ele, enfim, só passava desgosto ficou pobre sem credito e consideração por serem pais de três filhos transviados.

Maria sabendo que ele vendia a fazenda Anaconda, não pensou duas vezes, mandou um corretor comprá-la sem o velho saber para que estivesse fazendo aquele negócio. Dentro de alguns anos. Seu Breno estava sentado debaixo de uma árvore pensando na volta que a vida dá. Nisso recebeu um recado para ir ao escritório assinas sua demissão.
 O fazendeiro, mesmo falido, continuava orgulhoso. Quando entra no escritório ver uma mulher fica vermelho de raiva e solta. “Olha sua secretária não vou assinar nada, quando vendi à propriedade foi na condição de continuar morando aqui”. Tiveram um papo meio ríspido. Ele não se conformava em sem mandado por uma mulher achava que não servia para nada.

Bruto Bento se enganou aquela mulher era sua filha que ele despreza e não reconhecia. Ela estudou, trabalhou muito, por isso, comprou a fazenda do pai.  Seu filho e neto de Breno ouvia tudo calado observado... Breno fica sem saber para onde vai. Nisso o neto fala com ele dizendo: “Por que o senhor está chorando aqui e minha mãe de lá, como diz a letra de uma música? ”.

O velho resolve voltar ao escritório, mais calmo e recebe de Maria Lídia o documento que ele assinou sem saber que aquilo era uma escritura da fazenda Maria Lídia devolveu a propriedade para o velho morrer ali. Foi ai que caiu a ficha homem sem coração e entendeu o valor que tem uma mulher. Enquanto os filhos acabaram com a vida dele aquela menina, que foi embora por ser humilhada faz o pai ainda feliz, no momento que ele mais precisava.

Por isso, digo meus amigos está provado que a mulher tem seu valor, estuda mais, entra menos no crime. Uma obra que Deus deu ao mundo para cria nação e maior.
NHÔ ADÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?