TRISTE FIM DO TROPEIRO DO PIAUÍ

Berto era tropeiro no Piauí viajava até Maranhão com animais para vendê-los. Também fazia tropeadas de Burros e Jumentos para Oeiras Piauí. Em uma destas incansáveis viagens, Berto e seu patrão foram seguidos por um ladrão por muitas léguas. Este queria pegá-los dormindo. Berto era um caboclo de coragem e teve de dar um sumisso no ladrão.
O Sertão sempre foi palco de roubos e matanças, um lugar onde cada um faz sua lei. Berto em uma destas viagens arrumou uma namora em Canto do Buriti. O pai da moça não queria o casamento por Berto ser bondoleiro, andava só viajando, não se prendia por mulher nenhuma. Talvez só queria tirar uma onda. Como o pai da moça assim pensava, Berto teve de roubar a moça levando-a para o Sudeste do Piauí. O pai da linda morena estava certo logo Berto abandonou a mulher e fugiu para Goiás Lá casou com uma  filha de fazendeiro. 
Esta também ele a deixou, foi ao Paraná onde casou-se outro vez. Só que no dia do casamento quando dançava a valsa dos noivos debaixo de uma latada, assim eram as festa no sertão, foi morto com  duas balas de pistola garruncha, esta moça gostou de outro e o deixou por causa de Berto que não teve o prazer de viver com a linda serrana. Ainda hoje no local da festa se ouve uma falsa triste tocada em sanfona oito baixos.


Nhodão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?