CASAMENTO NO ANTIGO SERTÃO DO PIAUÍ 1972


Quem nuca viu um casamento sertanejo me acompanhe neste texto. (Ano 1972 Interior de Dom Inocêncio Lagoa dos Curais, Piauí) casa do Mariano Marcos. Honorina estava ficando velha e logo arrumou casamento com Adão Dias rapaz bom, de Boa Vista este morava em São Paulo a trabalho. Nem namoram foram casando.
Honrina filha de Prufina Marota moça sem estudo, mas com juízo. Um casamento no modelo antigo com os convidados  montados em cavalos e Burros e Jumentos, uma coisa bela para nossos olhos, hoje não existem mais. Nho Adão era um dos irmãos de Honorina este, teve de venderu sua única espingarda para comprar uma calça nova. O dinheiro para gastar nas pingas ele ganhou em uma viagem que fez com um tio para Carnaíba do mesmo município. Como só ia suas festas apé, nem esperou os convidados de Honorina Zé Plácio, Inácio e Maria Ribeiro.

Comida para todo mundo e o forró comeu à noite inteira Os Catarinos que tocaram não houve brigas. Os convidados soltam fogos é muita animação um casamento com noivos e amigos a cavalo, na chegada o sanfoneiro toca uma valsa ou polka ai o pau quebra.
Horina veio para São Paulo produziu família, infelizmente não foi  um final feliz. Hoje é viúva têm quatro filhos. Nunca mais voltou ao Piauí.
É isso gente, nossa vida é mesmo como um rio, como disse um poeta.



Nho Adão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?