UM NORDESTINO EM SÃO PAULO 1970.


Uma mito de que todo maranhense fala bem o português é conversa. Só os das cidades, o maranhense do interior não tem este privilégio.

Carugai, mistura de coruja com papagai, um rapaz nascido em Carolina viveu sempre na roça, logo não estudou. Nos anos 1970 resolveu ir para São Paulo; três dias de ônibus comendo farofa. Um frio danado o coitado com camisa de manga curta. Carugai veio com um primo que já estivera em São luís, este foi seu guia, informando ao novato o que era televisão TV, à diferença de ônibus coletivo e expresso, enfim, tudo de novo na cidade.

Em Petrolina Carugai foi tomar um banho não sabia o que era energia elétrica, foi colocar a toalha em um fio descascado; levou um choque que quase morre eletrocutado. Foi já sentindo um pouco dá tal “civilização”.

Chegando em terra paulista foi morar no Jaguaré. Ficou uns quatro dias descansando. Encantado com o apita das fábricas e movimento dos ônibus coletivos.

Foi tirar documentos em Osasco por ser mais fácil. Curugai tinha medo de guardas de portaria pensando que era polícia. Ficou um dia andando em Osasco procurando um lugar para tirar carteira de identidade. Perguntava onde era delegacia, quartel, cadeia, detenção. O pobre rapaz não sabia qual diferença destes departamentos, ainda bem que não havia delegacia da mulher senão tinha aumentado o número de Dps. Delegacia de ensino ele foi. Foi duro descobrir o local certo delegacia de polícia, sempre é civil.

No meio de seus amigos a linguagem  era pobre tipo: aviso breve!, Sinicato, praça dá serra no caso dá Sé, e por ai vai, Curugai mesmo analfabeto, tinha um bom ouvido e aos poucos foi descobrindo outra realidade. Viu que era aviso prévio, sindicato e que guardas de portaria não eram polícia e polícia só prendia quem fizesse algo fora dá lei. Foi pegando algum livro e melhorando seu vocabulário. Ná época era moda, como hoje, o chato com certeza, ai varia (varea) era pronunciado pelos manés.

Este é um resumo dá vida de maranhense de Carolina

 

Adão Desousalina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?