SAUDOSOS SANFONEIROS DO PIAUÍ.


Não sei se por gostar de sanfona, fui transfigurado para onde moram os sanfoneiro de minha terra o Piauí, subiram ao andar de cima estão no céu. Pois bem voltando desde os anos 1905 até 2012. Estive com Manoel Bodeiro de São Raimundo nonato Piauí, Manoel Vicente de Canto do Buriti, ainda abracei meu velho amigo Pedro Macaquinho que foi a pouco tempo. Luís do Paulo Em Tapera Dom Inocêncio, Cipriano em Boa Vista do Gabriel este por sinal, é meu sogro tocava tudo. Fui em Curral Novo lá tocou pra mim Júlio Dias e Cirano.
Ai foi a vez dos sanfoneiros de sanfona-piano, em Contador encontrei os irmãos Catarinos, como eram na terra bons de fole! Quase chorei quando Zome tocou madrugada chegou música que fez sucesso nos anos 1962/4 em Salgado e região.
Descendo até Moreira estive com Adail Ferreira exímio sanfoneiro, só era meio convencido, ninguém batia pandeiro certo para Adail, certa vez fui reprovado, o que me deixou revoltado ainda mais, que já tinha tomado umas e outras.
Em São Raimundo Nonato Piauí conheci o mestre Egídio Raposo toando os choros de Zequinha de Abreu com maestria, que lhe era peculiar.
Meu parente Gilberto Dias foi bom ouvi-lo, cantou  seu amor pelas coisas de nossa terra.
Encerrando com Raimundo do Mundico um dos mais conceituados sanfoneiro do Piauí. Ah, não posso deixar de lembrar Francelino Marcos, meu primo segundo que foi há pouco tempo. Este foi quem lá no Piauí deixava eu pegar em sua sanfona mesmo sem saber tocar. Quem não sabe tocar pode desafinar o instrumento.

 Demparraso/Salina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?