mar/piauí

Zegato um nordestino desgarrado saiu com 18 anos para tentar a vida em São Paulo como muitos conterrâneos. Em 2008 foi conhecer Teresina, capital do Piauí e também o mar em Parnaíba. Saiu da rodoviária Tietê destino à Parnaíba, uma viagem de ónibus, Zegato gosta de ir vendo as paisagens, cidade e pessoas. Não precisa andar de avião é homem sem dinheiro, e não tem pressa nas suas viagens. Conhecer Parnaíba, o mar era seu desejo. Passando por Rio de Janeiro,Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. Queria vê quando entrava no seu Piauí, foi passando po algumas cidades, chegou em Picos, uma cidade de médio porte, ainda pelo dia. Andou um pouco e chegando à noite em Teresina. Não via mais nada, só o prazer de pisar em sua Terra Natal compensava tudo.
Chegou em Teresina pelas 3h da manhã, às 7h viaja para Parnaíba chegando às 14h. Almoça e desce à praia. Inicialmente fica meio perdido parecia que estava em São Paulo, Zegato acha que o nível do mar é o mesmo em todo Brasil será?. Pensou, e como bom pedreiro está certo, pelo menos para ele.

Uma praia bonita e povo acolhedor em nenhum momento Zegato sentiu medo dos patrícios. Tirou fotos conversou com algumas pessoas, percebendo que falavam a mesma língua, eles do litoral piauiense têm um sotaco mais bonito que Zegato. Ele ficou meio sem identidade linguística, mas se entenderam muito bem. Pegou um pouco de água e trouxe para São Paulo. Chego em Tersina pela manhã do dia seguinte. fez uma visita pela cidade e Rio Parnaíba. Este Rio é Admirado pelos piauienses do interior, por Lá no sertão quase não tem água.
Outro sonho de Zegato: vê Amarante cidade do poeta Da Costa Silva viu, e onde seu (riacho piauí ), desagua no Rio Parnaíba. Chegando em Floriano Princesa do sertão,nova visita ao Rio e cidade, fotos e conversa com seus irmãos, patrícios. Dorme em uma pousada segura e pela manhã do dia seguinte ir até Picos. Mesmo ritual já relatado voltando à Oeiras antiga Capital do Piauí, já fora à Oeiras no ano anterior, por isso segue para São João do Piauí dormindo em Simplício Mendes fazendo coisas iguais nas anteriores, fotos e papo observando como este povo fala e nos olha, Tudo agradável, povo educado e sem gerundismo ao falar.
De São João do Piauí, até São Raimundo Nonato estava em casa conhecia as pessoas e lugar.
Após visita parentes em Jurem, São Braz cidades vizinha, viaja para o interior de Dom. Inocêncio, hoje se morasse no Piauí, pertencia este município. Não parava um instante revendo seus lugares que em criança andava. Ouviu chuva nas telhas de casa sertaneja é bom para nossos ouvidos e cérebro. Sentiu um saudade de São Paulo e família teve de voltar. Logo Zegato quer conhecer o Sul do Piauí, como não viaja para países civilizados prefere seu Brasil-Piauí.
Zegato conta aqui o que seu coração manda, sabe que para uns intelectuais sua vida de pequeno, não diz nada, só para Zegato, mesmo assim está dito e assinado. Zegato

Demparaso: 31/08/09
São Paulo.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?