TROPEIROS CONTO DO VIGÁRIO PIAUÍ.


Saíram de Olho D`água, Dom Inocêncio, Piaui Zé da Hora, Carlindo maroto, Zé Minervino, Estevão Romão e Ribeiro do Poção. Com uma tropa 60 animais cada um com sua tropa carregada de cal destino a Canto do Buriti. Zé da Hora era o mais viajado, recomendou os colegas, que na feira de São João do Piaui e Canto do Buriti tomassem cuidado, com uns espertos; que costumavam encanar tropeiros, no conto do vigário o famoso 71. Na feira de São João do Piaui, Estevão foi engando por Nego Isaías que vendeu um perfume falso. Ele só foi ver o engano já estava longe, deixou para lá, pois Nego Isaías era ligeiro e protegido de comerciantes da cidade.
Seguiram viagem venderam a cal, compraram algumas coisas, descansaram dois dias. E no último dia foi Ribeiro quem foi enganado, por um mascate de Picos. Ribeiro tinha comprado um relógio marca boa, grão-duque de um primo que veio de São Paulo. O picoense viu que o relógio era bom, propôs uma troca com relógio bonito e maior. O coitado não sabia fez a troca, mas o relógio era falso, para encanar tropeiros inexperientes.
Ribeiro ficou arrependido, tinha vendido uma cabra para comprar o relógio. Foi procura o moço, já tinha sumido em um caminhão para Picos. Apesar desses espertos e prejuízos, fizeram boa viagem. Mas Estevão e Ribeiro aprenderam uma dura lição: gente da cidade costuma enganar tropeiros caipiras.

NHOZINHO XV.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?