LAMPIÃO FOI AMIGO DOS TROPEIROS.


sábado, 6 de fevereiro de 2016


No tempo da farra da maniçoba, no Piauí século XIX, eram constantes as viagens de tropeiros do Piauí a ceará. Andavam mais de 3oo km. Entre os estados.

Zacarias Preto, Zé Canela, João Lopes mais um menino Amâncio saíram de Moreira, Dom Inocêncio, a Crato Ceará. Quando já estavam em terra cearense pousando de baixo de um Juazeiro, chegaram Lampião e parte do bando. 
Vinham mortos de fome. Lampião foi dizendo a Zacarias, chefe da tropa, que nada de mal os faria. Mas queria comida. Zacarias deu comida a todos. Tropeiro era gente de bom coração hospitaleiro.
Na saída, lampião de dinheiro e um revolver Smith 38 que tomou de um macaco, soldado, na linguagem dos bandoleiros.
 Zacarias e seus companheiros chegaram a Crato na feira entregaram a mercadoria e reabasteceram de volta ao Piauí.
O menino Amâncio ficou pensando em ser um dos cabras de lampião. Foi dissuadido pelo tio Zacarias que disse ao menino, que aquilo não era vida, viver arriscando à vida a todo o momento. 
Amâncio resolveu viver sua vida de tropeiro como chefe de sua própria tropa de burros e jumentos. Casou como uma moça de Crato. Mas viveu e morreu no transporte de mercadorias entre o Piauí e Crato Ceará.

Mais um pouco da vida dos tropeiros que ficaram amigos de lampião ainda ganharam dinheiro e uma arma boa para defesa contra ladrões.


NHODÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?