UM BAIXINHO SOLIDÁRIO E NAMORADOR DO PIAUÍ.

Zé Luís filho de Alvino do Baixão, Zona Rural de Dom Inocêncio Piauí, e de Margarida uma amante, Alvino mesmo baixinho era namorador. Zé Luís um baixinho, também, mas bonito e metido a rico. Namorou muitas moças daquela época de Salgado a Baixão do Alvino. Em festa na casa do Gabriel da Boa Vista dançava Zé com Hornelina do Mariano Querubine.
Esta usava óleo de mamona no cabelo, uma coisa incendiável, seu cabelo pegou fogo. Zé Luís não foi covarde deixando sua namorada no fogo, começou apagando até outros o ajudar. Foi uma cena inusitada... Imagine.
Zé Luís namorou uma mulher vizinha com esta teve um filho. Um dia briga com a mulher e quer levar seu filho. A pobre mulher não aceita levar seu filhinho sai chorando atrás deste. O baixinho entrega-lhe o menino. Mas dá um tapa na mãe do Gury.
Ela volta feliz com seu pequeno, mas toma uma atitude. Pede para uma irmã escrever um bilhete a seu filho mais velho que mora em outra localidade, sua única defesa. O filho mais velho faz a resposta dizendo a Zé Luís que nunca mais fizesse isto. A mãe dele tinha um filho que poderia fazer justiça.

Zé Luís foi com a mãe e outros irmãos viver no Maranhão. Ainda voltou ao Piauí, mas na volta foi assassinado. Dizem que por causa de mulher. Ainda de macumba! Não sabe se é verdade este escriba, mas foi o que me contaram.
Este relato fez Nhodão, para alguns parentes do Zé Luís e seu filho, que vive em São Paulo homem de valor.


NHODÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO SÓ COM VERBOS

LAMPIÃO FAZ UM CABRA COMER SAL.

QUAL MAIS RICO O REI DO CAFÉ OU DO GADO?